Tchan, Tchan, Tchan, Tchan... a criança como protagonista de sua história

Minha foto
Inhumas, Goiás, Brazil
Nós somos as acadêmicas: Clélia Bueno, Francielle Vieira, Helaine Socorro, Meirielly Alves e Tatiane Ramos, do 3º ano do curso de pedagogia da UEG – Unidade Universitária de Inhumas. Mediatizadas pelas educadoras, Márcia Menezes e Lindalva Pessoni,pretendemos com esse blog mostrar que com pequenas ações como brincar, o aconchegar, a troca de olhar durante o banho e a alimentação, podem fazer a diferença no desenvolvimento da criança.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Sequência Didática


Universidade Estadual de Goiás
3º ano de Pedagogia/6º período
Professora: Lindalva Pessoni
Acadêmicas: Clélia Bueno
Francielle Vieira
Helaine Socorro
MeiriellyAlves
Tatiane Ramos

TCHAN, TCHAN, TCHAN, TCHAN...
A CRIANÇA COMO PROTAGONISTA DA SUA HISTÓRIA.

Ø Sequência Didática.

Objetivo Geral:Proporcionar as crianças situações significativas onde elas possam se sentir sujeitos de suas ações para ampliar suas relações afetivas e sociais.
Objetivos Específicos:
·         Promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
·         Propiciar um ambiente acolhedor e seguro para a criança, possibilitando um pleno desenvolvimento físico, emocional e social;
·         Proporcionar atividades variadas realizando uma observação dos interesses e necessidades das crianças;
·         Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos e de trocas com adultos e crianças fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação;
·         Desenvolver a autonomia durante as refeições e na escolha dos brinquedos que lhe agradam;
·         Descobrir o mundo sonoro à sua volta e valorizá-lo;
·         Ampliar progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço (engatinhar, andar, correr, saltar, etc.);
·         Experimentar situações de interação com a música, a dança e outros movimentos corporais;

Eixos Temáticos:
·         Artes Visuais.
Propiciar ás crianças à oportunidade de utilizarem instrumentos e materiais diversos para explorarem suas características, propriedades e as possibilidades de manuseio que eles oferecem; criarem desenhos, pinturas, colagens e modelagens, usando seu repertorio; explorarem espaços bidimensionais e tridimensionais em suas produções artísticas; e valorizarem suas produções, bem como as de outras crianças e da Arte em geral.

·         Identidade e Autonomia.
São propostas de atividades, a fim de que as crianças possam experimentar e utilizar recursos para expressarem seus desejos, sentimentos e ideias. Dessa forma, dá-se oportunidade ás crianças de ampliarem sua autoestima, de valorizarem ações de cooperação e solidariedade, de adquirirem hábitos de autocuidado e de aprenderem a respeitar regras básicas de convívio social.

·         Linguagem Oral e Escrita.
Considerando a faixa etária e a oportunidade de ampliar a capacidade de comunicação, o trabalho com a oralidade, com a leitura e com a escrita, ocorre de forma integrada e complementar, potencializando-se os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens exige das crianças. Trabalhar com textos que se sabe de cor (cantigas de roda, parlendas, poesias, músicas etc.).

·         Movimento.
*Familiarização com a imagem do próprio corpo.
*Exploração de gestos, posturas e ritmos para expressar-se e comunicar-se na relação com a brincadeira, com o jogo e com o outro.

·         Música.
É proposto o desenvolvimento da capacidade de ouvir, perceber e discriminar diferentes gêneros, estilos e ritmos musicais, cuidando para que as músicas não se limitem ao repertório infantil. A criança brinca, percebe e expressa sensações sentimentos e pensamentos em relação ao que a música comunica.

·         Matemática.
Tem como objetivo maior, levar a criança a compreender o mundo em que vive e perceber a utilidade da matemática em seu cotidiano. Para isso, é necessário que as crianças desenvolvam a capacidade de:
Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as noções espaciais e de medidas, como ferramentas necessárias para seu dia-a-dia. Relacionar e comunicar as ideias matemáticas, para que consigam selecionar e organizar informações e estratégias, tomar decisões, ter confiança ao lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos. Construir significados, dar sentido e estabelecer relação entre as ações físicas e mentais (relação entre o concreto e o abstrato) que realizam.

·         Natureza e Sociedade.
Proporcionar às crianças que a ampliem suas experiências, favorecendo a construção do conhecimento sobre o mundo social e natural, formular perguntas, confrontar ideias, buscar soluções para que, posteriormente e gradativamente, possam compará-las com aquelas que a ciência propõe e, ainda possam explorar e estabelecer relações com o ambiente e as diferentes formas de vida.
Turma:Berçário de 0 à 2  anos.
Tempo estimado:Quatro encontros.
Recursos Didáticos:
·         Brinquedos emborrachados para o momento do banho.
·         Banheira.
·         Loção hidratante.
·         Enfeites para o banheiro.
·         Cd’s de músicas relaxantes.
·         Espelho.
·         Sabonete.
·         Esponja.
·         Óculos coloridos.
·         Perucas.
·         Livros de histórias infantis.
·         Fantoches.
·         Caixa de papelão.
·         Barraca.
·         Colchonetes.
·         TNT.
·         Garrafas pet.
·         Fita adesiva colorida.
·         E.V.A
Metodologia:
·        1º dia (29/08/2012):

1º Momento:
Ø  Receber as crianças 07h00min (acolhida).
Ø  Mamadeira.
Ø  Banho (levar as crianças em dupla para o banho, sendo um em cada banheira).
Ø  Oferecer brinquedos e esponja de bichinhos.
Ø  Organizar brincadeiras com “bolhinhas de sabão”. 
Ø  Incentivá-los a segurar a esponja e se esfregar, desenvolvendo a coordenação motora, proporcionando momentos de alegria e descontração.

2º Momento:
Ø  Após o momento do banho, organizaremos as crianças em colchonetes que estarão no espaço do berçário. Com as crianças deitadas, ouvindo músicas tranquilas, faremos massagens com utilização de loção hidratante (infantil), transmitindo assim a troca de carinho, confiança e aconchego.
Ø  No segundo momento, utilizaremos espelhos, onde as crianças estarão “fantasiadas” com enfeites coloridos, proporcionando assim, situações de socialização e possíveis conflitos entre os pequenos.

·        2º dia (05/09/2012):

1º Momento:
Ø  Receber as crianças 07h00min (acolhida).
Ø  Mamadeira.
Ø  Banho.
Ø Montaremos um “Acampamento divertido” no pátio (espaço próximo ao berçário) com barraca, almofadas, fantoches e tudo mais. Nela, as crianças entrarão e sairão, trabalhando assim, momentos de interação e sociabilidade.

2º Momento:      
Ø  Aproveitaremos a cabana para uma proposta coletiva de conto de histórias utilizando fantoches, com isso buscamos promover contatos afetivos e momentos descontraídos

·        3º dia (12/09/2012):

1º Momento:
Ø  Receber as crianças 07h00min (acolhida).
Ø  Mamadeira.
Ø  Banho.
Ø Montaremos uma cortina de TNT colorida, onde as crianças poderão circular entre as fitas, percebendo a textura, as cores, estimulando o tato e a coordenação viso-motora.

2º Momento:
Ø  Após a brincadeira com a cortina, faremos a brincadeira da caixa surpresa: levaremos uma caixa de papelão enfeitada, com brinquedos variados, na qual eles irão tatear e fazer a descoberta dos mesmos. Esses brinquedos ficarão na creche para que as crianças possam fazer o uso em seus cotidianos.
Ø  Colocaremos no chão uma passarela colorida feita de E.V.A, dos lados da passarela estarão 4 a 6 garrafas pet enfeitadas com fita colorida, e no final haverá uma caixa de papelão colorida onde as crianças deverão acertar a bola.O nosso objetivo é que as crianças possam percorrer e explorar o espaço demarcado, mostrando tudo aos poucos garantindo que os pequenos possam agir sozinhos ou em grupo como preferirem.
Ø  Após a brincadeira da passarela colorida, faremos o passeio de trenzinho, feito com caixas de papelão enfeitadas. Colocaremos cada criança em um vagão, depois circularemos com elas por todo o pátio da creche. Com isso buscamos promover, contatos afetivos, situações de socialização e de confiança.

·        4º dia (19/09/2012):

1º Momento:
Ø  Receber as crianças 7h00min (acolhida).
Ø  Mamadeira.
Ø  Banho.
Ø  Levaremos as crianças para o pátio onde faremos um momento coletivo, no qual preparemos um “piquenique” com bolo e suco. Depois as crianças poderão se movimentar por todo o espaço para explora-lo e socializar se com as outras crianças.

2º Momento:
Ø  Realizaremos com as crianças um baile que chamamos de “baile dos havaianos”, colocaremos musicas alegres, vestiremos camisetas feitas por nós mesmas de TNT, com isso queremos que as crianças aproveitem o momento, dançando e se socializando. Finalizaremos esse momento com agradecimentos as educadoras.
                             


Nenhum comentário:

Postar um comentário