Universidade Estadual de Goiás
3º ano de Pedagogia/6º período
Professora: Lindalva Pessoni
Acadêmicas: Clélia Bueno
Francielle Vieira
Helaine Socorro
MeiriellyAlves
Tatiane Ramos
TCHAN, TCHAN, TCHAN, TCHAN...
A
CRIANÇA COMO PROTAGONISTA DA SUA HISTÓRIA.
Ø Sequência Didática.
Objetivo Geral:Proporcionar
as crianças situações significativas onde elas possam se sentir sujeitos de
suas ações para ampliar suas relações afetivas e sociais.
Objetivos Específicos:
·
Promover espaços/situações para que a criança
possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos
por meio da linguagem corporal e oral;
·
Propiciar um ambiente acolhedor e seguro para
a criança, possibilitando um pleno desenvolvimento físico, emocional e social;
·
Proporcionar atividades variadas realizando
uma observação dos interesses e necessidades das crianças;
·
Promover o desenvolvimento de vínculos
afetivos e de trocas com adultos e crianças fortalecendo sua autoestima e
ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação;
·
Desenvolver a autonomia durante as refeições
e na escolha dos brinquedos que lhe agradam;
·
Descobrir o mundo sonoro à sua volta e
valorizá-lo;
·
Ampliar progressivamente a destreza de
deslocar-se no espaço (engatinhar, andar, correr, saltar, etc.);
·
Experimentar situações de interação com a
música, a dança e outros movimentos corporais;
Eixos Temáticos:
·
Artes
Visuais.
Propiciar
ás crianças à oportunidade de utilizarem instrumentos e materiais diversos para
explorarem suas características, propriedades e as possibilidades de manuseio
que eles oferecem; criarem desenhos, pinturas, colagens e modelagens, usando
seu repertorio; explorarem espaços bidimensionais e tridimensionais em suas
produções artísticas; e valorizarem suas produções, bem como as de outras
crianças e da Arte em geral.
·
Identidade
e Autonomia.
São
propostas de atividades, a fim de que as crianças possam experimentar e
utilizar recursos para expressarem seus desejos, sentimentos e ideias. Dessa
forma, dá-se oportunidade ás crianças de ampliarem sua autoestima, de
valorizarem ações de cooperação e solidariedade, de adquirirem hábitos de
autocuidado e de aprenderem a respeitar regras básicas de convívio social.
·
Linguagem
Oral e Escrita.
Considerando
a faixa etária e a oportunidade de ampliar a capacidade de comunicação, o
trabalho com a oralidade, com a leitura e com a escrita, ocorre de forma
integrada e complementar, potencializando-se os diferentes aspectos que cada
uma dessas linguagens exige das crianças. Trabalhar com textos que se sabe de
cor (cantigas de roda, parlendas, poesias, músicas etc.).
·
Movimento.
*Familiarização
com a imagem do próprio corpo.
*Exploração de gestos, posturas e ritmos para expressar-se e comunicar-se na relação com a brincadeira, com o jogo e com o outro.
*Exploração de gestos, posturas e ritmos para expressar-se e comunicar-se na relação com a brincadeira, com o jogo e com o outro.
·
Música.
É
proposto o desenvolvimento da capacidade de ouvir, perceber e discriminar
diferentes gêneros, estilos e ritmos musicais, cuidando para que as músicas não
se limitem ao repertório infantil. A criança brinca, percebe e expressa
sensações sentimentos e pensamentos em relação ao que a música comunica.
·
Matemática.
Tem como
objetivo maior, levar a criança a compreender o mundo em que vive e perceber a
utilidade da matemática em seu cotidiano. Para isso, é necessário que as
crianças desenvolvam a capacidade de:
Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as noções espaciais e de medidas, como ferramentas necessárias para seu dia-a-dia. Relacionar e comunicar as ideias matemáticas, para que consigam selecionar e organizar informações e estratégias, tomar decisões, ter confiança ao lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos. Construir significados, dar sentido e estabelecer relação entre as ações físicas e mentais (relação entre o concreto e o abstrato) que realizam.
Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as noções espaciais e de medidas, como ferramentas necessárias para seu dia-a-dia. Relacionar e comunicar as ideias matemáticas, para que consigam selecionar e organizar informações e estratégias, tomar decisões, ter confiança ao lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos. Construir significados, dar sentido e estabelecer relação entre as ações físicas e mentais (relação entre o concreto e o abstrato) que realizam.
·
Natureza
e Sociedade.
Proporcionar
às crianças que a ampliem suas experiências, favorecendo a construção do
conhecimento sobre o mundo social e natural, formular perguntas, confrontar
ideias, buscar soluções para que, posteriormente e gradativamente, possam
compará-las com aquelas que a ciência propõe e, ainda possam explorar e
estabelecer relações com o ambiente e as diferentes formas de vida.
Turma:Berçário de 0 à
2 anos.
Tempo estimado:Quatro
encontros.
Recursos Didáticos:
·
Brinquedos emborrachados para o momento do
banho.
·
Banheira.
·
Loção hidratante.
·
Enfeites para o banheiro.
·
Cd’s de músicas relaxantes.
·
Espelho.
·
Sabonete.
·
Esponja.
·
Óculos coloridos.
·
Perucas.
·
Livros de histórias infantis.
·
Fantoches.
·
Caixa de papelão.
·
Barraca.
·
Colchonetes.
·
TNT.
·
Garrafas pet.
·
Fita adesiva colorida.
·
E.V.A
Metodologia:
·
1º dia
(29/08/2012):
1º
Momento:
Ø Receber
as crianças 07h00min (acolhida).
Ø Mamadeira.
Ø Banho
(levar as crianças em dupla para o banho, sendo um em cada banheira).
Ø Oferecer
brinquedos e esponja de bichinhos.
Ø Organizar
brincadeiras com “bolhinhas de sabão”.
Ø Incentivá-los
a segurar a esponja e se esfregar, desenvolvendo a coordenação motora, proporcionando
momentos de alegria e descontração.
2º
Momento:
Ø Após
o momento do banho, organizaremos as crianças em colchonetes que estarão no
espaço do berçário. Com as crianças deitadas, ouvindo músicas tranquilas,
faremos massagens com utilização de loção hidratante (infantil), transmitindo
assim a troca de carinho, confiança e aconchego.
Ø No
segundo momento, utilizaremos espelhos, onde as crianças estarão “fantasiadas”
com enfeites coloridos, proporcionando assim, situações de socialização e
possíveis conflitos entre os pequenos.
·
2º
dia (05/09/2012):
1º
Momento:
Ø Receber
as crianças 07h00min (acolhida).
Ø Mamadeira.
Ø Banho.
Ø Montaremos
um “Acampamento divertido” no pátio (espaço próximo ao berçário) com barraca,
almofadas, fantoches e tudo mais. Nela, as crianças entrarão e sairão,
trabalhando assim, momentos de interação e sociabilidade.
2º Momento:
Ø Aproveitaremos
a cabana para uma proposta coletiva de conto de histórias utilizando fantoches,
com isso buscamos promover contatos afetivos e momentos descontraídos
·
3º
dia (12/09/2012):
1º
Momento:
Ø Receber
as crianças 07h00min (acolhida).
Ø Mamadeira.
Ø Banho.
Ø Montaremos
uma cortina de TNT colorida, onde as crianças poderão circular entre as fitas,
percebendo a textura, as cores, estimulando o tato e a coordenação viso-motora.
2º
Momento:
Ø Após
a brincadeira com a cortina, faremos a brincadeira da caixa surpresa: levaremos
uma caixa de papelão enfeitada, com brinquedos variados, na qual eles irão
tatear e fazer a descoberta dos mesmos. Esses brinquedos ficarão na creche para
que as crianças possam fazer o uso em seus cotidianos.
Ø Colocaremos
no chão uma passarela colorida feita de E.V.A, dos lados da passarela estarão 4
a 6 garrafas pet enfeitadas com fita colorida, e no final haverá uma caixa de
papelão colorida onde as crianças deverão acertar a bola.O nosso objetivo é que
as crianças possam percorrer e explorar o espaço demarcado, mostrando tudo aos
poucos garantindo que os pequenos possam agir sozinhos ou em grupo como
preferirem.
Ø Após
a brincadeira da passarela colorida, faremos o passeio de trenzinho, feito com
caixas de papelão enfeitadas. Colocaremos cada criança em um vagão, depois
circularemos com elas por todo o pátio da creche. Com isso buscamos promover,
contatos afetivos, situações de socialização e de confiança.
·
4º
dia (19/09/2012):
1º
Momento:
Ø Receber
as crianças 7h00min (acolhida).
Ø Mamadeira.
Ø Banho.
Ø Levaremos
as crianças para o pátio onde faremos um momento coletivo, no qual preparemos
um “piquenique” com bolo e suco. Depois as crianças poderão se movimentar por
todo o espaço para explora-lo e socializar se com as outras crianças.
2º Momento:
Ø Realizaremos
com as crianças um baile que chamamos de “baile dos havaianos”, colocaremos
musicas alegres, vestiremos camisetas feitas por nós mesmas de TNT, com isso queremos que as crianças aproveitem o momento,
dançando e se socializando. Finalizaremos esse momento com agradecimentos as
educadoras.
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