Tchan, Tchan, Tchan, Tchan... a criança como protagonista de sua história

Minha foto
Inhumas, Goiás, Brazil
Nós somos as acadêmicas: Clélia Bueno, Francielle Vieira, Helaine Socorro, Meirielly Alves e Tatiane Ramos, do 3º ano do curso de pedagogia da UEG – Unidade Universitária de Inhumas. Mediatizadas pelas educadoras, Márcia Menezes e Lindalva Pessoni,pretendemos com esse blog mostrar que com pequenas ações como brincar, o aconchegar, a troca de olhar durante o banho e a alimentação, podem fazer a diferença no desenvolvimento da criança.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Recebendo a galerinha do berçário

No primeiro momento em que chegamos ao berçário, iniciamos o dia recebendo cada criança. Ao chegarem são colocados no berço até a chegada das mamadeiras.









Hora da mamadeira! 







Olha o nosso amiguinho dando um oi!




Chegada das mamadeiras: cada criança tem o nome na sua mamadeira, a maioria delas já mamam sozinhas.



Receber as crianças no momento em que chegam na creche é um ato de amor, que significa ter se preparado para elas.

Cortina colorida

Em nossa terceira vivência na creche montamos uma  cortina de TNT colorida onde as crianças  circularam  entre as fitas, percebendo a textura, as cores, estimulando o tato e a coordenação viso-motora.



Por meio dessa brincadeira conseguimos momentos significativos de interação com as crianças!







Participar com as crianças durante as brincadeiras, proporcionam aos educadores experiências significativas.







Durante as brincadeiras é necessário que o educador tenha um olhar atento diante das interações das crianças percebendo a como um sujeito ativo e protagonista de suas descobertas. 

Caixa surpresa

 Fizemos a brincadeira da caixa surpresa em que levamos uma caixa de papelão enfeitada, com brinquedos variados, onde as crianças iriam tatear e fazer a descoberta dos mesmos. Esses brinquedos ficaram na creche para que as crianças possam fazer o uso em seus cotidianos.






Nesse momento as crianças pegaram os brinquedos na caixa surpresa.






Segundo Rosa e Lopes (2008, p. 63) “Brincando, a criança aprende a ser humana, solidaria, aprende a viver, a sonhar, a imaginar, a ter autonomia e a construir conhecimento sobre o mundo a sua volta”.

Brincadeira da passarela


Colocamos no chão uma passarela colorida feita de E.V.A, dos lados da passarela tinham 4 a 6 garrafas pet enfeitadas com fita colorida, e no final  uma caixa de papelão colorida onde as crianças deveriam acertar a bola.O nosso objetivo era que as crianças pudessem percorrer e explorar o espaço demarcado, mostrando tudo aos poucos garantindo que os pequenos pudessem  agir sozinhos ou em grupo como preferirem.


 







Na brincadeira da passarela as crianças tinham que acertar a bola na caixa  que estava no final da passarela,elas poderiam fazer isso engatinhando e empurrando a bola com a mão ou chutando a bola. 


Brincando de trenzinho

Fizemos  um passeio de trenzinho, feito com caixas de papelão enfeitadas. Colocamos cada criança em um vagão, depois circulamos com elas por todo o pátio da creche. Com isso buscamos promover, contatos afetivos, situações de socialização e de confiança.

As crianças se encantaram com a nossa proposta do trenzinho.







SegundoTristão(2006, p. 48)  “É essencial o planejamento de situações ou do uso de materiais diversificados no cotidiano de trabalho com os pequenos, organizando e proporcionando-lhes diferentes possibilidades de aprendizagens”. 


confeccionando o trenzinho. 


As caixas de papelão decoradas.



Decoração do trem


Arrumando as caixas de papelão.

Preparando o primeiro vagão.

  

Pose para a foto!


terça-feira, 25 de setembro de 2012

Olha a gente ai, se preparando para mais um dia de estágio

O planejamento é um ato de programar, refletir e registrar. Por meio dele o educador exerce sua capacidade de perceber as necessidades das crianças e assim podendo refletir buscando soluções para alguns problemas.
No caso do berçário é preciso que haja um planejamento que priorize as crianças como sujeitos ativos e autônomos.










Durante o planejamento do berçário nós estagiárias buscamos propostas que propiciassem as crianças aprendizagens durante o banho, que contribuíssem nas trocas afetivas e que manifestassem a criatividade e a imaginação delas