Universidade Estadual de Goiás
3º ano de Pedagogia/6º período
Professora: Lindalva Pessoni
Acadêmicas: Clélia Bueno
Francielle
Vieira
Helaine
Socorro
Meirielly
Alves
Tatiane Ramos
TCHAN, TCHAN, TCHAN, TCHAN...
A CRIANÇA COMO
PROTAGONISTA DA SUA HISTÓRIA.
Ø
Sequência Didática.
Objetivo Geral:
Proporcionar as
crianças situações significativas onde elas possam se sentir sujeitos de suas
ações para ampliar suas relações afetivas e sociais.
Objetivos
Específicos:
·Promover
espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades,
necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
· Propiciar
um ambiente acolhedor e seguro para a criança, possibilitando um pleno
desenvolvimento físico, emocional e social;
· Proporcionar
atividades variadas realizando uma observação dos interesses e necessidades das
crianças;
· Promover
o desenvolvimento de vínculos afetivos e de trocas com adultos e crianças
fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de
comunicação;
·Desenvolver
a autonomia durante as refeições e na escolha dos brinquedos que lhe agradam;
·Descobrir
o mundo sonoro à sua volta e valorizá-lo;
· Ampliar
progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço (engatinhar, andar,
correr, saltar, etc.);
·Experimentar
situações de interação com a música, a dança e outros movimentos corporais;
Eixos Temáticos:
·
Artes Visuais.
Propiciar ás
crianças à oportunidade de utilizarem instrumentos e materiais diversos para
explorarem suas características, propriedades e as possibilidades de manuseio
que eles oferecem; criarem desenhos, pinturas, colagens e modelagens, usando
seu repertorio; explorarem espaços bidimensionais e tridimensionais em suas
produções artísticas; e valorizarem suas produções, bem como as de outras
crianças e da Arte em geral.
·
Identidade e Autonomia.
São
propostas de atividades, a fim de que as crianças possam experimentar e
utilizar recursos para expressarem seus desejos, sentimentos e ideias. Dessa
forma, dá-se oportunidade ás crianças de ampliarem sua autoestima, de
valorizarem ações de cooperação e solidariedade, de adquirirem hábitos de
autocuidado e de aprenderem a respeitar regras básicas de convívio social.
·
Linguagem Oral e Escrita.
Considerando
a faixa etária e a oportunidade de ampliar a capacidade de comunicação, o
trabalho com a oralidade, com a leitura e com a escrita, ocorre de forma
integrada e complementar, potencializando-se os diferentes aspectos que cada
uma dessas linguagens exige das crianças. Trabalhar com textos que se sabe de
cor (cantigas de roda, parlendas, poesias, músicas etc.).
·
Movimento.
*Familiarização
com a imagem do próprio corpo.
*Exploração de gestos, posturas e ritmos para expressar-se e comunicar-se na relação com a brincadeira, com o jogo e com o outro.
*Exploração de gestos, posturas e ritmos para expressar-se e comunicar-se na relação com a brincadeira, com o jogo e com o outro.
·
Música.
É proposto o
desenvolvimento da capacidade de ouvir, perceber e discriminar diferentes
gêneros, estilos e ritmos musicais, cuidando para que as músicas não se limitem
ao repertório infantil. A criança brinca, percebe e expressa sensações sentimentos
e pensamentos em relação ao que a música comunica.
·
Matemática.
Tem como
objetivo maior, levar a criança a compreender o mundo em que vive e perceber a
utilidade da matemática em seu cotidiano. Para isso, é necessário que as
crianças desenvolvam a capacidade de:
Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as noções espaciais e de medidas, como ferramentas necessárias para seu dia-a-dia. Relacionar e comunicar as ideias matemáticas, para que consigam selecionar e organizar informações e estratégias, tomar decisões, ter confiança ao lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos. Construir significados, dar sentido e estabelecer relação entre as ações físicas e mentais (relação entre o concreto e o abstrato) que realizam.
Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as noções espaciais e de medidas, como ferramentas necessárias para seu dia-a-dia. Relacionar e comunicar as ideias matemáticas, para que consigam selecionar e organizar informações e estratégias, tomar decisões, ter confiança ao lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos. Construir significados, dar sentido e estabelecer relação entre as ações físicas e mentais (relação entre o concreto e o abstrato) que realizam.
·
Natureza e Sociedade.
Proporcionar
às crianças que a ampliem suas experiências, favorecendo a construção do
conhecimento sobre o mundo social e natural, formular perguntas, confrontar
ideias, buscar soluções para que, posteriormente e gradativamente, possam
compará-las com aquelas que a ciência propõe e, ainda possam explorar e
estabelecer relações com o ambiente e as diferentes formas de vida.
Turma:
Pré-escola: 1º
Período.
Tempo estimado: Quatro encontros.
Recursos Didáticos:
·
EVA.
·
CD.
·
Espelho.
·
Livros
de histórias infantis.
·
Fantoches.
·
Caixa
de papelão.
·
TNT.
·
Fita
adesiva colorida.
·
Xerox
de figuras.
·
Papel
cartão.
·
Cartolina.
·
Papel
Kraft.
·
Tinta.
·
E
outros recursos que forem surgindo no decorrer do desenvolvimento desta
sequência didática.
Metodologia:
·
1º dia (17/10/2012):
1º
Momento:
Ø Receber as crianças 07h00min
(acolhida).
Ø Cantar uma música de acolhida.
Ø 1ª Atividade: Crachás. Chamaremos uma
criança de cada vez à frente, e faremos perguntas como: (Qual é o seu nome?
Qual é o seu brinquedo favorito? O que você gosta de comer?) para que cada
criança desenvolva a oralidade, autonomia e principalmente a sua identidade.
Ø Após a apresentação entregaremos o
crachá para a criança, estimulando-a a falar com qual letra começa o seu nome.
2º
Momento:
Ø 2ª Atividade: Faremos o bingo de
objetos familiares, este bingo tem como objetivo desenvolver a relação entre a
imagem e a palavra. Utilizaremos quatro a cinco folhas de E.V.A com figuras de
diferentes objetos familiares; cada folha deverá conter seis a oito figuras
sobre temas específicos: móveis, utensílios de cozinha, brinquedos, animais
etc. Nenhuma figura, nem mesmo entre diferentes folhas deve ser repetida. Cada
figura do bingo terá um cartão igual com o qual formará um par. As crianças
escolhem cada uma delas uma folha. A professora tira de uma sacola o cartão e
diz seu nome em voz alta, sem mostrar a figura (somente mostrará se as crianças
não conseguirem identificá-la). Os jogadores devem encontrar o par na sua
folha, receber o cartão e formar o par dizendo seu nome em voz alta.
Ø Ao final entrega das lembrancinhas.
·
2º dia (24/10/2012):
1º
Momento:
Ø Receber as crianças 07h00min
(acolhida).
Ø Cantar uma música de acolhida.
Ø 1ª Atividade: Faremos uma brincadeira
utilizando balões onde colocaremos as crianças em dupla, e ao som de músicas
infantis eles equilibraram o balão na barriga ou na cabeça sem deixar cair. Com
isso trabalharemos a sociabilidade, a confiança, companheirismo e interação.
2º Momento:
Ø
2ª
Atividade: Em cinco grupos de cinco crianças cada, desenvolveremos o jogo de
quebra-cabeça com ursinhos carinhosos, este jogo em grupo tem como objetivo
socializar a crianças e trabalhar o cognitivo da criança. Montaremos os
quebra-cabeças e colocaremos uma imagem igual que ficará nos grupos como referência
para a montagem dos mesmos.
Ø
3ª
Atividade: falaremos para as crianças sobre a importância da afetividade,
carinho, amor e respeito, depois faremos um painel com as crianças onde elas
procuraram imagens sobre o que falamos e confeccionaremos o painel.
Ø
Entrega
das lembrancinhas.
·
3º dia (31/10/2012):
1º
Momento:
Ø Receber as crianças 07h00min
(acolhida).
Ø Cantar uma música de acolhida.
Ø Contaremos uma história sobre o
trânsito.
Ø 1ª Atividade: Através de um semáforo
confeccionado por nós estagiárias, explicaremos as crianças a observarem o
semáforo antes de atravessar a rua. Faremos uma dinâmica simulando as leis de
trânsito, onde as crianças representarão as placas de trânsito, semáforo,
pedestres, motoristas, etc.
2º
Momento:
Ø 2ª Atividade: Levaremos como proposta
o jogo da velha em EVA, com o objetivo é desenvolver o raciocínio lógico, a
concentração e a interação com os colegas.
·
4º dia (07/11/2012):
1º
Momento:
Ø Receber as crianças 7h00min
(acolhida).
Ø Cantar uma música de acolhida.
Ø 1º Atividade: Estações do ano. Iremos
contar a história “Vamos passear na floresta”, utilizando mímica e expressões onde as crianças usaram máscaras de animais.
2º Momento:
Ø
2ª
Atividade: Montagem da história “Aconteceu com a Margarida”. Contaremos a
história, e logo após as crianças irão pintar as cenas com tinta guache e em
seguida montaremos o painel.
Ø
3ª
atividade: lanche coletivo.
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