Tchan, Tchan, Tchan, Tchan... a criança como protagonista de sua história

Minha foto
Inhumas, Goiás, Brazil
Nós somos as acadêmicas: Clélia Bueno, Francielle Vieira, Helaine Socorro, Meirielly Alves e Tatiane Ramos, do 3º ano do curso de pedagogia da UEG – Unidade Universitária de Inhumas. Mediatizadas pelas educadoras, Márcia Menezes e Lindalva Pessoni,pretendemos com esse blog mostrar que com pequenas ações como brincar, o aconchegar, a troca de olhar durante o banho e a alimentação, podem fazer a diferença no desenvolvimento da criança.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Sequência didática pré escola


Universidade Estadual de Goiás
3º ano de Pedagogia/6º período
Professora: Lindalva Pessoni
Acadêmicas: Clélia Bueno
Francielle Vieira
Helaine Socorro
Meirielly Alves
Tatiane Ramos

TCHAN, TCHAN, TCHAN, TCHAN...
A CRIANÇA COMO PROTAGONISTA DA SUA HISTÓRIA.

Ø  Sequência Didática.

Objetivo Geral: Proporcionar as crianças situações significativas onde elas possam se sentir sujeitos de suas ações para ampliar suas relações afetivas e sociais.
Objetivos Específicos:
·Promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
·  Propiciar um ambiente acolhedor e seguro para a criança, possibilitando um pleno desenvolvimento físico, emocional e social;
· Proporcionar atividades variadas realizando uma observação dos interesses e necessidades das crianças;
·  Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos e de trocas com adultos e crianças fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação;
·Desenvolver a autonomia durante as refeições e na escolha dos brinquedos que lhe agradam;
·Descobrir o mundo sonoro à sua volta e valorizá-lo;
· Ampliar progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço (engatinhar, andar, correr, saltar, etc.);
·Experimentar situações de interação com a música, a dança e outros movimentos corporais;

Eixos Temáticos:
·        Artes Visuais.
Propiciar ás crianças à oportunidade de utilizarem instrumentos e materiais diversos para explorarem suas características, propriedades e as possibilidades de manuseio que eles oferecem; criarem desenhos, pinturas, colagens e modelagens, usando seu repertorio; explorarem espaços bidimensionais e tridimensionais em suas produções artísticas; e valorizarem suas produções, bem como as de outras crianças e da Arte em geral.

·        Identidade e Autonomia.
São propostas de atividades, a fim de que as crianças possam experimentar e utilizar recursos para expressarem seus desejos, sentimentos e ideias. Dessa forma, dá-se oportunidade ás crianças de ampliarem sua autoestima, de valorizarem ações de cooperação e solidariedade, de adquirirem hábitos de autocuidado e de aprenderem a respeitar regras básicas de convívio social.

·        Linguagem Oral e Escrita.
Considerando a faixa etária e a oportunidade de ampliar a capacidade de comunicação, o trabalho com a oralidade, com a leitura e com a escrita, ocorre de forma integrada e complementar, potencializando-se os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens exige das crianças. Trabalhar com textos que se sabe de cor (cantigas de roda, parlendas, poesias, músicas etc.).

·        Movimento.
*Familiarização com a imagem do próprio corpo.
*Exploração de gestos, posturas e ritmos para expressar-se e comunicar-se na relação com a brincadeira, com o jogo e com o outro.

·        Música.
É proposto o desenvolvimento da capacidade de ouvir, perceber e discriminar diferentes gêneros, estilos e ritmos musicais, cuidando para que as músicas não se limitem ao repertório infantil. A criança brinca, percebe e expressa sensações sentimentos e pensamentos em relação ao que a música comunica.

·        Matemática.
Tem como objetivo maior, levar a criança a compreender o mundo em que vive e perceber a utilidade da matemática em seu cotidiano. Para isso, é necessário que as crianças desenvolvam a capacidade de:
Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as noções espaciais e de medidas, como ferramentas necessárias para seu dia-a-dia. Relacionar e comunicar as ideias matemáticas, para que consigam selecionar e organizar informações e estratégias, tomar decisões, ter confiança ao lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos. Construir significados, dar sentido e estabelecer relação entre as ações físicas e mentais (relação entre o concreto e o abstrato) que realizam.

·        Natureza e Sociedade.
Proporcionar às crianças que a ampliem suas experiências, favorecendo a construção do conhecimento sobre o mundo social e natural, formular perguntas, confrontar ideias, buscar soluções para que, posteriormente e gradativamente, possam compará-las com aquelas que a ciência propõe e, ainda possam explorar e estabelecer relações com o ambiente e as diferentes formas de vida.
Turma: Pré-escola: 1º Período.
Tempo estimado: Quatro encontros.
Recursos Didáticos:
·        EVA.
·        CD.
·        Espelho.
·        Livros de histórias infantis.
·        Fantoches.
·        Caixa de papelão.
·        TNT.
·        Fita adesiva colorida.
·        Xerox de figuras.
·        Papel cartão.
·        Cartolina.
·        Papel Kraft.
·        Tinta.
·        E outros recursos que forem surgindo no decorrer do desenvolvimento desta sequência didática.

Metodologia:
·        1º dia (17/10/2012):

1º Momento:
Ø  Receber as crianças 07h00min (acolhida).
Ø  Cantar uma música de acolhida.
Ø  1ª Atividade: Crachás. Chamaremos uma criança de cada vez à frente, e faremos perguntas como: (Qual é o seu nome? Qual é o seu brinquedo favorito? O que você gosta de comer?) para que cada criança desenvolva a oralidade, autonomia e principalmente a sua identidade.
Ø  Após a apresentação entregaremos o crachá para a criança, estimulando-a a falar com qual letra começa o seu nome.

2º Momento:
Ø  2ª Atividade: Faremos o bingo de objetos familiares, este bingo tem como objetivo desenvolver a relação entre a imagem e a palavra. Utilizaremos quatro a cinco folhas de E.V.A com figuras de diferentes objetos familiares; cada folha deverá conter seis a oito figuras sobre temas específicos: móveis, utensílios de cozinha, brinquedos, animais etc. Nenhuma figura, nem mesmo entre diferentes folhas deve ser repetida. Cada figura do bingo terá um cartão igual com o qual formará um par. As crianças escolhem cada uma delas uma folha. A professora tira de uma sacola o cartão e diz seu nome em voz alta, sem mostrar a figura (somente mostrará se as crianças não conseguirem identificá-la). Os jogadores devem encontrar o par na sua folha, receber o cartão e formar o par dizendo seu nome em voz alta.
Ø  Ao final entrega das lembrancinhas.

·        2º dia (24/10/2012):

1º Momento:
Ø  Receber as crianças 07h00min (acolhida).
Ø  Cantar uma música de acolhida.
Ø  1ª Atividade: Faremos uma brincadeira utilizando balões onde colocaremos as crianças em dupla, e ao som de músicas infantis eles equilibraram o balão na barriga ou na cabeça sem deixar cair. Com isso trabalharemos a sociabilidade, a confiança, companheirismo e interação.
2º Momento:

Ø  2ª Atividade: Em cinco grupos de cinco crianças cada, desenvolveremos o jogo de quebra-cabeça com ursinhos carinhosos, este jogo em grupo tem como objetivo socializar a crianças e trabalhar o cognitivo da criança. Montaremos os quebra-cabeças e colocaremos uma imagem igual que ficará nos grupos como referência para a montagem dos mesmos.
Ø  3ª Atividade: falaremos para as crianças sobre a importância da afetividade, carinho, amor e respeito, depois faremos um painel com as crianças onde elas procuraram imagens sobre o que falamos e confeccionaremos o painel.
Ø  Entrega das lembrancinhas.
·        3º dia (31/10/2012):

1º Momento:
Ø  Receber as crianças 07h00min (acolhida).
Ø  Cantar uma música de acolhida.
Ø  Contaremos uma história sobre o trânsito.   
Ø  1ª Atividade: Através de um semáforo confeccionado por nós estagiárias, explicaremos as crianças a observarem o semáforo antes de atravessar a rua. Faremos uma dinâmica simulando as leis de trânsito, onde as crianças representarão as placas de trânsito, semáforo, pedestres, motoristas, etc.

2º Momento:
Ø  2ª Atividade: Levaremos como proposta o jogo da velha em EVA, com o objetivo é desenvolver o raciocínio lógico, a concentração e a interação com os colegas.
Ø  Entrega das lembrancinhas.

·        4º dia (07/11/2012):

1º Momento:
Ø  Receber as crianças 7h00min (acolhida).
Ø  Cantar uma música de acolhida.
Ø  1º Atividade: Estações do ano. Iremos contar a história “Vamos passear na floresta”, utilizando mímica e expressões onde as crianças usaram máscaras de animais.

2º Momento:
Ø  2ª Atividade: Montagem da história “Aconteceu com a Margarida”. Contaremos a história, e logo após as crianças irão pintar as cenas com tinta guache e em seguida montaremos o painel.
Ø  3ª atividade: lanche coletivo.

sábado, 6 de outubro de 2012

Encerramento do estágio creche-berçario


Agradecemos as educadoras do berçário por ter nos recebido bem e também por ter participado junto conosco das experiências vividas com as crianças!



Despedida das crianças


Antes de finalizarmos o último dia de estágio levamos as crianças para o patio, onde brincamos e nos despedimos delas.












Olha nossa galerinha! eles irão deixar saudades!

Acampamento divertido


Montagem da barraca







Trabalho concluído!


Após montarmos a barraca, colocamos dentro dela colchonetes e almofadas. Depois levamos as crianças para dentro da barraca onde brincaram, ouviram histórias e músicas cantadas por nós e se divertiram também com os fantoches.


As crianças ficaram encantadas com os fantoches!


Nesse Momento cantamos com as crianças!


A interação é essencial para a construção de vínculos afetivos!


 

Pausa para tomar água!





Turma do estágio matutino













sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Baile do Havaí

Depois de socializarmos o lanche com as crianças vestimos umas camisetinhas de TNT confeccionadas por nós nas crianças, logo após colocamos musicas infantis e entregamos os chocalhos feitos de garrafa de pichula enfeitadas com fitas coloridas. O objetivo da proposta era promover um baile do havai , em que as crianças prestassem atenção no som da  musica e do chocalho.

Organizando as camisetinhas para vestir nas crianças.

 





As crianças ficaram adimiradas com as camisetinhas!

 








Colocamos colares nas crianças feitos de TNT.





Alguns colares eram floridos!








Entrega dos chocalhos.



Depois que entregamos os chocalhos as crianças se divertiram com som.

 


Os bebês menores também participaram da festa!