Tchan, Tchan, Tchan, Tchan... a criança como protagonista de sua história

Minha foto
Inhumas, Goiás, Brazil
Nós somos as acadêmicas: Clélia Bueno, Francielle Vieira, Helaine Socorro, Meirielly Alves e Tatiane Ramos, do 3º ano do curso de pedagogia da UEG – Unidade Universitária de Inhumas. Mediatizadas pelas educadoras, Márcia Menezes e Lindalva Pessoni,pretendemos com esse blog mostrar que com pequenas ações como brincar, o aconchegar, a troca de olhar durante o banho e a alimentação, podem fazer a diferença no desenvolvimento da criança.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Sequência didática pré escola


Universidade Estadual de Goiás
3º ano de Pedagogia/6º período
Professora: Lindalva Pessoni
Acadêmicas: Clélia Bueno
Francielle Vieira
Helaine Socorro
Meirielly Alves
Tatiane Ramos

TCHAN, TCHAN, TCHAN, TCHAN...
A CRIANÇA COMO PROTAGONISTA DA SUA HISTÓRIA.

Ø  Sequência Didática.

Objetivo Geral: Proporcionar as crianças situações significativas onde elas possam se sentir sujeitos de suas ações para ampliar suas relações afetivas e sociais.
Objetivos Específicos:
·Promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
·  Propiciar um ambiente acolhedor e seguro para a criança, possibilitando um pleno desenvolvimento físico, emocional e social;
· Proporcionar atividades variadas realizando uma observação dos interesses e necessidades das crianças;
·  Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos e de trocas com adultos e crianças fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação;
·Desenvolver a autonomia durante as refeições e na escolha dos brinquedos que lhe agradam;
·Descobrir o mundo sonoro à sua volta e valorizá-lo;
· Ampliar progressivamente a destreza de deslocar-se no espaço (engatinhar, andar, correr, saltar, etc.);
·Experimentar situações de interação com a música, a dança e outros movimentos corporais;

Eixos Temáticos:
·        Artes Visuais.
Propiciar ás crianças à oportunidade de utilizarem instrumentos e materiais diversos para explorarem suas características, propriedades e as possibilidades de manuseio que eles oferecem; criarem desenhos, pinturas, colagens e modelagens, usando seu repertorio; explorarem espaços bidimensionais e tridimensionais em suas produções artísticas; e valorizarem suas produções, bem como as de outras crianças e da Arte em geral.

·        Identidade e Autonomia.
São propostas de atividades, a fim de que as crianças possam experimentar e utilizar recursos para expressarem seus desejos, sentimentos e ideias. Dessa forma, dá-se oportunidade ás crianças de ampliarem sua autoestima, de valorizarem ações de cooperação e solidariedade, de adquirirem hábitos de autocuidado e de aprenderem a respeitar regras básicas de convívio social.

·        Linguagem Oral e Escrita.
Considerando a faixa etária e a oportunidade de ampliar a capacidade de comunicação, o trabalho com a oralidade, com a leitura e com a escrita, ocorre de forma integrada e complementar, potencializando-se os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens exige das crianças. Trabalhar com textos que se sabe de cor (cantigas de roda, parlendas, poesias, músicas etc.).

·        Movimento.
*Familiarização com a imagem do próprio corpo.
*Exploração de gestos, posturas e ritmos para expressar-se e comunicar-se na relação com a brincadeira, com o jogo e com o outro.

·        Música.
É proposto o desenvolvimento da capacidade de ouvir, perceber e discriminar diferentes gêneros, estilos e ritmos musicais, cuidando para que as músicas não se limitem ao repertório infantil. A criança brinca, percebe e expressa sensações sentimentos e pensamentos em relação ao que a música comunica.

·        Matemática.
Tem como objetivo maior, levar a criança a compreender o mundo em que vive e perceber a utilidade da matemática em seu cotidiano. Para isso, é necessário que as crianças desenvolvam a capacidade de:
Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as noções espaciais e de medidas, como ferramentas necessárias para seu dia-a-dia. Relacionar e comunicar as ideias matemáticas, para que consigam selecionar e organizar informações e estratégias, tomar decisões, ter confiança ao lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos. Construir significados, dar sentido e estabelecer relação entre as ações físicas e mentais (relação entre o concreto e o abstrato) que realizam.

·        Natureza e Sociedade.
Proporcionar às crianças que a ampliem suas experiências, favorecendo a construção do conhecimento sobre o mundo social e natural, formular perguntas, confrontar ideias, buscar soluções para que, posteriormente e gradativamente, possam compará-las com aquelas que a ciência propõe e, ainda possam explorar e estabelecer relações com o ambiente e as diferentes formas de vida.
Turma: Pré-escola: 1º Período.
Tempo estimado: Quatro encontros.
Recursos Didáticos:
·        EVA.
·        CD.
·        Espelho.
·        Livros de histórias infantis.
·        Fantoches.
·        Caixa de papelão.
·        TNT.
·        Fita adesiva colorida.
·        Xerox de figuras.
·        Papel cartão.
·        Cartolina.
·        Papel Kraft.
·        Tinta.
·        E outros recursos que forem surgindo no decorrer do desenvolvimento desta sequência didática.

Metodologia:
·        1º dia (17/10/2012):

1º Momento:
Ø  Receber as crianças 07h00min (acolhida).
Ø  Cantar uma música de acolhida.
Ø  1ª Atividade: Crachás. Chamaremos uma criança de cada vez à frente, e faremos perguntas como: (Qual é o seu nome? Qual é o seu brinquedo favorito? O que você gosta de comer?) para que cada criança desenvolva a oralidade, autonomia e principalmente a sua identidade.
Ø  Após a apresentação entregaremos o crachá para a criança, estimulando-a a falar com qual letra começa o seu nome.

2º Momento:
Ø  2ª Atividade: Faremos o bingo de objetos familiares, este bingo tem como objetivo desenvolver a relação entre a imagem e a palavra. Utilizaremos quatro a cinco folhas de E.V.A com figuras de diferentes objetos familiares; cada folha deverá conter seis a oito figuras sobre temas específicos: móveis, utensílios de cozinha, brinquedos, animais etc. Nenhuma figura, nem mesmo entre diferentes folhas deve ser repetida. Cada figura do bingo terá um cartão igual com o qual formará um par. As crianças escolhem cada uma delas uma folha. A professora tira de uma sacola o cartão e diz seu nome em voz alta, sem mostrar a figura (somente mostrará se as crianças não conseguirem identificá-la). Os jogadores devem encontrar o par na sua folha, receber o cartão e formar o par dizendo seu nome em voz alta.
Ø  Ao final entrega das lembrancinhas.

·        2º dia (24/10/2012):

1º Momento:
Ø  Receber as crianças 07h00min (acolhida).
Ø  Cantar uma música de acolhida.
Ø  1ª Atividade: Faremos uma brincadeira utilizando balões onde colocaremos as crianças em dupla, e ao som de músicas infantis eles equilibraram o balão na barriga ou na cabeça sem deixar cair. Com isso trabalharemos a sociabilidade, a confiança, companheirismo e interação.
2º Momento:

Ø  2ª Atividade: Em cinco grupos de cinco crianças cada, desenvolveremos o jogo de quebra-cabeça com ursinhos carinhosos, este jogo em grupo tem como objetivo socializar a crianças e trabalhar o cognitivo da criança. Montaremos os quebra-cabeças e colocaremos uma imagem igual que ficará nos grupos como referência para a montagem dos mesmos.
Ø  3ª Atividade: falaremos para as crianças sobre a importância da afetividade, carinho, amor e respeito, depois faremos um painel com as crianças onde elas procuraram imagens sobre o que falamos e confeccionaremos o painel.
Ø  Entrega das lembrancinhas.
·        3º dia (31/10/2012):

1º Momento:
Ø  Receber as crianças 07h00min (acolhida).
Ø  Cantar uma música de acolhida.
Ø  Contaremos uma história sobre o trânsito.   
Ø  1ª Atividade: Através de um semáforo confeccionado por nós estagiárias, explicaremos as crianças a observarem o semáforo antes de atravessar a rua. Faremos uma dinâmica simulando as leis de trânsito, onde as crianças representarão as placas de trânsito, semáforo, pedestres, motoristas, etc.

2º Momento:
Ø  2ª Atividade: Levaremos como proposta o jogo da velha em EVA, com o objetivo é desenvolver o raciocínio lógico, a concentração e a interação com os colegas.
Ø  Entrega das lembrancinhas.

·        4º dia (07/11/2012):

1º Momento:
Ø  Receber as crianças 7h00min (acolhida).
Ø  Cantar uma música de acolhida.
Ø  1º Atividade: Estações do ano. Iremos contar a história “Vamos passear na floresta”, utilizando mímica e expressões onde as crianças usaram máscaras de animais.

2º Momento:
Ø  2ª Atividade: Montagem da história “Aconteceu com a Margarida”. Contaremos a história, e logo após as crianças irão pintar as cenas com tinta guache e em seguida montaremos o painel.
Ø  3ª atividade: lanche coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário